Política Quotidiana

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segunda-feira, agosto 01, 2005

O Aeroporto da OTA e o TGV

Estes dois grandes investimentos públicos são uns principais temas na agenda política do Governo. As presidenciais são outro tema, mas da agenda partidária.

Sem querer repetir conteúdos publicados em muitos jornais, blog’s e comentários televisivos, gostaria de deixar as minhas reflexões, baseadas em tudo o que li:

Antes de mais, a discussão dividiu-se entre os partidos, e no meio, faltaram os argumentos, ou foram filtrados pelos suspeitos do costume…

Ora, sendo estes projectos de impacto nacional, a discussão ganhou logo contornos importantes e igualmente nacionais.

O que o Governo não explicou o suficiente para que a mensagem fosse transmitida:

- Reduzido investimento estatal nas duas obras;

- Grande parte desse investimento vem da EU;

- O investimento em 4 anos nessas obras é equivalente ao investimento na Banda Larga e nas Energias Alternativas;

Agora, analisando esses dois projectos, é necessário pensar no seguinte:

Em relação à OTA, deve-se fazer inicialmente três questões:

1. É preciso para Lisboa outro aeroporto e quais as razões?
2. Uma das soluções (Portela + Alverca ou Portela + Montijo) é possível e viável economicamente?
3. Em caso de novo aeroporto, a OTA será a melhor localização? Quais as vantagens perante outras?

Juntando a isto, será necessário explicar:

  • A construção do novo aeroporto que custos tem?
  • E quais os custos de manter a Portela ou outra solução?
  • Quando a Portela já não tiver condições, que fazer? Adia-se o problema e fazemos “à portuga”, ou seja, em cima da hora, com mais custos inerentes?

A meu ver, parece-me claro a necessidade de construir um novo aeroporto. O grande problema prende-se com o facto de não ter sido feita uma apresentação dos estudos realizados sobre as diferentes opções para a localização do Aeroporto, com as vantagens e desvantagens de cada opção.

Em relação ao TGV:

As questões que se devem fazer e às quais o Governo deve responder, são:

1. A nível europeu, quais as linhas que têm resultados de exploração positivos?
2. Qual é a importância de ligar Lisboa e Porto numa hora?
3. Porque é necessário construir uma nova solução ferroviária para mercadorias que possa concorrer com a rodovia? A actual não é competitiva?
4. Que vantagens reais obtemos com a sua construção?
5. Existem outros projectos deste impacto que poderiam ser feito, em vez deste? Quais são as desvantagens dessas projectos?

Sobre este investimento, eu não concordo com a sua construção no imediato. Os estudos a nível europeu comprovam que este tipo de via ainda não é rentável e são analisados no caso exemplos de países com um tráfego de passageiros muito superior ao português…

Agora, resta a pergunta: Se não investirmos neste grande projecto, existe alternativa para usar os financiamentos da EU no desenvolvimento do País?

Como tudo na vida, é preciso ponderar, analisar as vantagens e desvantagens, comparar com outros casos de sucesso/insucesso de outros países, e acima de tudo, não cometer os mesmos erros que outros!

P.S: Espero ser mais concreto em próximos post’s…