Política Quotidiana

Pesquisa personalizada

quarta-feira, junho 07, 2006

Avaliação dos professores

Há algo que ninguém pode dizer que é contra: Os professores têm de ser avaliados, como têm de ser os Juizes, os Médicos e os Políticos.

 

A forma de avaliar é que levanta polémica, porque não existe nenhuma formula e cada profissão tem as suas particularidades.

Sou a favor de uma avaliação por varios elementos;

- Os próprios professores (auto-avaliação)

- Os alunos, com questionários/ entrevistas feitas por pessoas extra-escola;

- Os Pais, que pagam impostos para os filhos estudarem e têm preocupação (ou não) pelo seu futuro. Numa privada / colégio como é actualmente?

- Entidades externas, que se baseiam em factores comuns a varias escolas, varios professores e varios tipos de alunos.

 

Uma medida inicial, para começar essa avaliação, era fazerem-se testes iguais para todas as turmas, ao mesmo tempo, à mesma hora.

Ou então, não serem os próprios professores a fazer os testes, sendo que os testes escritos não seriam 100% da nota do aluno, como muitas vezes acontece...

 

Fica a minha reflexão sobre este tema.

1 Comments:

At 11:16 da manhã, Blogger Hugo Monteiro said...

O problema da avaliação por parte dos pais é que estes são muito parciais. Um aluno que parta uma cadeira nas costas de um professor é suspenso 3 dias, mas um professor que dê uma estalada num aluno pode ser expulso, porque os meninos ficam traumatizados para a vida se levarem uma galheta. Acho que devemos devolver a autoridade aos professores. É claro que há professores que não têm de recorrer a estes meios porque carregam uma "aura" de autoridade que impõem respeito por si só. Mas isto já são tecnologias mais avançadas...
Quanto à avaliação destes, dureza nisso que não se pode admitir mediocridade.

 

Enviar um comentário

<< Home