Política Quotidiana

Pesquisa personalizada

segunda-feira, março 20, 2006

Bolonha

O processo de bolonha é tudo menos uma palhaçada.

A forma como é transmitido e posto em prática pode até dar esse entendimento, mas a verdade é que este processo é muito importante para a reforma do Ensino Superior em Portugal e na uniformização do ES na Europa.

 

A principal vantagem, para um estudante, deriva da possibilidade que este ganha, a partir do 3 ano de curso, em termos de realizar um mestrado em todas as Universidades Europeias que adoptem este modelo, dado que o grau de ensino em Portugal passa a ser equivalente.

 

Aconselho todos a ler documentação sobre este processo e depois participar activamente na aplicação do modelo na sua escola.

 

7 Comments:

At 6:38 da tarde, Blogger Hugo Monteiro said...

A minha ideia é um bocado diferente. É mais do género adquirir o documento e queima-lo. Porque só vem contida a parte bonita da questão. Nem ninguém sabe o que se está a implementar: nem professores, nem alunos, nem reitores, nem chefes de escolas. Os planos de transição são uma desgraça e as propinas vão possivelmente subir. O mestrado no meu curso não é integrado, por isso devemos pagar uns 400 contos por ano de mestrado. E os caloiros que entrarem para o ano vão acabar o curso um ano mais cedo que eu e não vão ter estágio. Como vês, é só maravilhas. Este processo será bom sim, mas só para os que vierem a seguir. Como disse um professor meu "Bolonha numa palavra: aberração"

 
At 4:56 da tarde, Blogger Hugo Rosário said...

discordo.
Os alunos, numa fase inicial, vão ser catologados como "antes ou depois de Bolonha".

Vais ter 4 anos de curso e estágio o que é uma mais-valia.
Para os novos, a possibilidade de ir mais cedo pro mercado aliado a uma maior mobilidade internacional, são as principais vantagens.

em todos os processos de transição ha pessoas prejudicadas, é natural.

como disse alguém há uns dias: Os portugueses queixam-se muito, mas reclamam pouco...

 
At 7:27 da tarde, Blogger Hugo Monteiro said...

Pois, mas o meu problema é que esses tipos arranjem emprego à minha frente. E o meu curso é de 5 anos, com estágio incluído.

 
At 4:18 da tarde, Blogger Hugo Rosário said...

os empregos conseguem-se com qualificações!
Um aluno com curso de 3 anos, pos bolonha, mas sem CV extra-curricular vale menos que 1 aluno com 3 anos de curso(antes de bolonha) mas com conhecimentos extra!

Não podemos pensar de forma redutora sempre que há alterações no sistema.

 
At 5:06 da tarde, Blogger Hugo Monteiro said...

A ver vamos, já dizia o cego. Daqui a dez anos tiro as minhas conclusões.

 
At 10:01 da manhã, Blogger Hugo Rosário said...

entretanto, aconselho-te vivamente a teres 1 papel activo da definição do processo de bolonha na tua escola.

 
At 11:58 da tarde, Blogger Hugo Monteiro said...

É o que se anda a fazer...


PS: Um próximo post poderia falar sobre a supressão daqueles institutos que existem a mais no estado. Eu, pessoalmente, acho que é uma óptima ideia, desde que eles redestribuam o pessoal que está a mais (os que não vão ser despedidos) pelos departamentos certos. Ouvi dizer que há muito dinheiro por cobrar no fisco. Talvez dêem alguns cursos de Karaté para andarem aí a ir buscar o dinheiro aos caloteiros...

 

Enviar um comentário

<< Home