Moção Sectorial ao Congresso do PS
Moção Sectorial, ao XV Congresso Nacional do Partido Socialista
“Informar – Mobilizar”
Introdução
O XV Congresso Nacional enquanto órgão nacional do partido, é por excelência, um momento único na vida do PS, para o debate, para a discussão, para o confronto das ideias que dão forma à nossa acção política.
Os Portugueses confiaram ao PS uma maioria parlamentar para governar, na sequência de um programa eleitoral com claros objectivos de renovação, reforma e desenvolvimento.
Neste espírito de mudança que foi transversal a todas as áreas de governação e da Administração Central do Estado, (Educação/Justiça/Defesa), o Governo do PS, soube numa lógica de missão, dinamismo e coragem, falar verdade aos Portugueses.
Desde o nascimento da Democracia, com iniciativa e frontalidade, pela primeira vez enfrentou-se, denunciou-se e descortinou-se o “corporativismo” que nenhum outro Governo da República anteriormente ousou enfrentar.
Os proponentes desta moção, maioritariamente delegados da Concelhia de Vila Franca de Xira do PS, revêem-se na estratégia política desenvolvida pelo Governo; no entanto, apresentam esta moção sectorial “Informar -Mobilizar” porque entendem que o Governo deve melhorar os canais de comunicação, tornando-os mais fluidos e eficazes, na interacção com as estruturas do Partido (Federações, Concelhias e Secções) e a população, para um melhor esclarecimento das medidas a implementar e os objectivos da sua acção.
Deste modo, os militantes do PS entenderiam com clareza e discernimento, o alcance e a premência das reformas que, pela urgência dos tempos, terão de imperar; tendo em vista o sucesso, a competitividade, o crescimento económico e o desenvolvimento do País.
Os militantes são a retaguarda e a principal base de apoio do Governo e do Partido pelo que sugerimos que o Chefe de Governo, bem como toda a sua equipa, não se centrem somente na sua acção, mas dialoguem, interajam e comuniquem mais com as bases do Partido.
Com base nestes pressupostos, apresentamos esta moção sectorial, a qual pretende melhor as três áreas de acção política onde melhor podemos encontrarar os valores, os princípios e o trabalho dos Socialistas: o Parlamento, o Governo e o Partido.
Problemas
Em termos práticos, podemos identificar algumas lacunas na Informação do Governo, da Assembleia da República e do Partido Socialista:
- Não existe divulgação do Portal do Governo - http://www.portugal.gov.pt/ - sendo este o método mais rápido e económico de divulgar a informação;
- Não existe um canal de comunicação complementar ao Portal que chegue à população que não utiliza as novas tecnologias;
- Nas “batalhas” negociais com os parceiros sociais, o Governo “combate” sempre em desvantagem perante a opinião pública, dado que não explica total e sistematicamente os seus argumentos de defesa das medidas;
- As estruturas nacionais não interagem com as bases, disponibilizando informação e deste modo, recebendo a sensibilidade e percepção do militante de base sobre os variados assuntos, estando esse papel unicamente reservado ao Acção Socialista;
- É diminuto o número de iniciativas do Partido no sentido de sensibilizar a sociedade, e os militantes em particular, para a necessidade de estar informado, de procurarem a informação.
- A divulgação do trabalho legislativo dos deputados, à excepção do PS – Braga, só existe no site oficial do PS Parlamento e esse veículo de comunicação é desconhecido da maioria dos cidadãos e militantes;
Sugestões
Eis algumas ideias que podem servir de base para uma melhor informação política das acções do Governo e da Assembleia:
- Maior divulgação do Portal do Governo e da sua newsletter mensal;
- Mais artigos de opinião, dos responsáveis político-partidários, em jornais de referência, sobre as iniciativas do Governo, da Assembleia e do PS.
- Iniciativas de abertura ao cidadão e à comunicação social do dia-a-dia de um responsável governamental, humanizando o cargo político e divulgando o trabalho de um titular de cargo público;
- Divulgação do site do Grupo Parlamentar do PS, veiculo principal de difusão da actividade parlamentar;
- Criação de mecanismos de divulgação das actividades dos Círculos Eleitorais, à semelhança do que é feito pelo PS – Braga;
- Complementar o trabalho desenvolvido pelo Acção Socialista, enviando regularmente notas informativas às secções e concelhias, sobre a agenda política, promovendo igualmente a realização de sessões de esclarecimento com a presença de deputados ou membros do Governo.
- Criar mecanismos de interacção com o militante de base, facilitando o seu contacto com os secretários nacionais, deputados e membros do Governo; O exemplo do Fórum On-line das Novas Fronteiras deve ser promovido e incentivado.
Conclusão
No século XXI, a Sociedade da Informação, assume um papel preponderante no nosso quotidiano.
Uma democracia moderna, sustentada num Estado de Direito, não pode deixar de construir canais de comunicação e de diálogo com os Cidadãos.
A uma militância activa e comprometida deve estar subjacente uma politica de informação e uma estratégia de comunicação, que, em harmonia dinâmica com as estruturas do partido, é um importante factor de mobilização!
Assim sendo, importa esclarecer para superar a dúvida, importa comunicar para suprimir o mal-entendido, importa Informar para Mobilizar!
Um PS informado é um PS mobilizado!
Os Subscritores:
Hugo Rosário nº 82 096
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home