Política Quotidiana

Pesquisa personalizada

terça-feira, janeiro 06, 2009

Credibilizar a Política

Depois de vários meses de ausência, o regresso (ou talvez não...)
 
Já muito se falou de credibilização da política.
Há jornais que ajudam a esta "causa", pese embora sejam também os primeiros populistas a ajudar a "matar" a credibilização de políticos (Correio da Manhã e 24 horas).
 
Para quando uma transparência global (= Divulgação centralizada) de todas as remunerações/património de todos os políticos que exercem cargos públicos, todas as nomeações efectuadas, projectos e adjudicações directas, subsídios atribuídos, etc  ?
 
Isto seria serviço público de qualidade!
 
 

2 Comments:

At 7:00 da tarde, Blogger Filipe Pereira said...

Mas isso, meu caro... tem que ser aprovado pela propria Assembleia.

O facto de nao existir uma obrigatoriedade no registo de interesses, deixa que o ambito do relacionamento politico e do lobby se confundam com corrupcao e trafico de influencias. Ou seja, tudo o que aconteca, fica envolvido num neblina e assim, os que hajem na ilegalidade, ficam resguardados.

Nao vai acontecer. Primeiro, deveria existir um registo directo dos "lobbystas" no parlamento. Assim, todos os interesses seriam identificados. Depois tem que haver uma reducao do numero de deputados.... sao demasiados para aquilo que fazem... e depois.... enfim.

 
At 2:22 da tarde, Blogger albarquel said...

Isso não lhes interessa. Interessa é deixar as coisas como estão, que dá margem de manobra para tudo o que pretendem. Os jornais, e de resto a comunicação social, também não estão interessados em fazer muito barulho, para não ferir susceptibilidades, nomeadamente dos seus próprios patrões.
A ideia do Filipe Pereira, apesar de boa, peca por ingénua, pois nunca vão deixar algo do género ser implementado.

 

Enviar um comentário

<< Home