Regresso de Mini-Férias – Os incêndios
Depois de uns dias de descanso com amigos, volto ao trabalho.
O tema dos incêndios voltou a estar no centro das notícias do verão.
Já muito se falou sobre este tema, mas é importante analisar o problema e encontrar soluções:
Problemas:
- Os incendiários e os motivos do crime
- Falta de limpeza das matas a partir de Janeiro
- Falta de organização das florestas e consequentes falhas nos acessos
- Escassez de meios, especialmente aéreos
Soluções:
- Maior vigilância das florestas, colocando câmaras que ajudem na detecção dos fogos e dissuasoras de incendiários e cortar administrativamente todo e qualquer negocio que se possa fazer depois de um incêndio. Se não for rentável, deixa de haver uma larga % de incendiários
- Limpeza das matas do Estado, usando a mão-de-obra de reclusos, por exemplo. As matas privadas que não sejam limpas pelos proprietários, serão limpas pelo estado, que apresenta depois a factura ao proprietário. De uma forma ou de outra, este pagará aquela despesa um dia…
- Levantamento, por parte dos bombeiros (que por lá anda no terreno) das zonas onde os acesso têm de existir ou ser melhorados.
- Disponibilização de mais meios. Este ano o Governo tomou medidas correctas nesse sentido, com a colocação de meios militares na ajuda. Modelo para continuar e reforçar.
Será assim tão complicado fazer o levantamento do que corre mal e melhorar?
A baixa prioridade deste tema é o seu maior problema…E não depende do Governo, apesar de algumas medidas pontuais que estes tomam…Este ano melhorou um pouco em termos de “remediar”, mas falta o “prevenir” que, diga-se, não já possível para este ano…
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home