Depois dos debates, eis o meu balanço de cada candidato:
Soares: Mostrou que com 81 anos está cá para as curvas! Puxou dos galões e experiência em vários debates e mostrou que é o candidato mais bem preparado. Pode ter apresentado poucas ideias, mas essas já estão no manifesto e as apresentadas por adversários centram-se em medidas de ...1º ministro e não de um Presidente.
Alegre: De longe, o principal derrotado dos debates. Naquele que poderia sobressair (Vs Cavaco), encolheu-se e jogou para o "empate", o que o prejudicou. Nos outros, não teve argumentos, nem discurso para combater candidatos experientes e teve gaffes graves... De resto, mostrou ideias positivas sobre as mulheres e abordou sempre temas diferentes na intervenção final. No entanto, o elan inicial já era e agora resta-lhe impedir a vitoria de Cavaco à 1ª volta...
Cavaco: Notou-se claramente o pouco à vontade nos debates...Foi "cilindrado" contra Soares, mas ainda sim conseguiu manter a postura. Tem o mérito de não falar nos adversários e de "jogar" para manter a larga vantagem. Usa a técnica: "falar pouco, para não cometer gaffes". As ideias são positivas, mas infelizmente ninguém sabe se, para as concretizar, necessitará de demitir o Governo, dado que não é da sua competência e ninguém sabe se o Governo as quererá aplicar ... A crise política pode nascer e aliar-se à crise económica...Mais um "chumbo" para afundar o País...
Jerónimo: Tem carisma e defende como ninguém as suas causas. Entra muito na guerra contra Cavaco e repete o discurso das legislativas. É para "marcar eleitorado" e pouco mais. Nada acrescentou aos debates.
Louça: Teve um grande mérito: Ganhou de goleada a Cavaco no debate!! Foi sem duvida o melhor de entre os outros todos. O próprio Cavaco reconheceu esse debate "menos bom". No geral, conseguiu debater outros temas interessantes e apresentar ideias para Presidente e não PM. No entanto, teve algumas "saídas"comprometedoras, mas o seu eleitorado exige esse "radicalismo".
No geral, acho que seria benéfico mais um debate Cavaco - Soares e um debate a 5.
Um debate com os restantes candidatos aceites (depois de dia 3 Janeiro) seria interessante, porque ideias novas e novas formas de ver a política são bem-vindas.